Ajuda Online  |   (11) 3230-9899   |   FAQ  |  Fale Conosco  
 livraria virtual online - livros técnicos de medicina, psicologia, didáticos, saúde, informática, direito, negócios, administração, engenharia, turismo. Várias editoras, ampliando sua cultura com a leitura.
 livraria virtual online - livros técnicos de medicina, psicologia, didáticos, saúde, informática, direito, negócios, administração, engenharia, turismo. Várias editoras, ampliando sua cultura com a leitura.
  Livraria virtual online de livros técnicos
   Livros Audiolivros Vídeo aulas Cursos on Line
 
      Mais Vendidos   |   Livros em promoção   |    Lançamentos   |   Importados   |   Universitários   |   Me Surpreenda Cadastre-se   |   
Assuntos
Livros de Administração e Negócios
Livros de Auto-Ajuda
Livros de Cîencias Humanas
Livros de Concursos
Livros de Didáticos
Livros de Direito
Livros de Engenharia
Livros de Esoterismo
Livros de Informática
Livros de Literatura
Livros de Medicina e Saúde
Livros de Pedagogia
Livros de Turismo
Editoras
Editora Campus
Editora Ática
Editora LTC
Editora Artmed
Editora Moderna
Editora Guanabara
Editora Manole
Editora Scipione
Editora Atlas
Editora Elsevier
Editora Método
Editora Letra Legal
Editora INDG
Editora Vagner Raso
Editora NORDICA
Editora Cobogó
Editora Harry Potter (Bloomsbury e Scholastic)
Editora Enelivros
Vade Mecum
CLT LTR 2013
Vade Mecum Rideel 2013
Vade Mecum Saraiva 2013
Vade Mecum RT Revista dos Tribunais 2013
Vade Mecum Trabalhista 2013
Vade Mecum OAB e Concursos
Vade Mecum Esquematizado
Vade Mecum Administrativo 2013
Vade Mecum Verbo Jurídico
Didáticos
Projeto Ápis
Porta Aberta
Coleção Tic-Tac
Projeto Teláris
Projeto Presente
Hello Stage
Descobrindo a Gramática
Fun Way
Mundo Melhor
Lápis na Mão
Caderno do Futuro
Todos os Textos
Coleção Plural
Portugues Linguagens
A Conquista da Matemática
Aprender Juntos
Projeto Buriti
Projeto Araribá
Buriti Mirim
Akpalô
Eu Gosto
Assim Eu Aprendo
Vai Começar a Brincadeira
Marcha Criança
Conviver
Projeto Radix
Ensinar a Ensinar
Índice do Livro
Sobre os Autores 05

Apresentação 07

PARTE I REFLEXÕES SOBRE DIDÁTICA 11

Capítulo 1 O Ensino: Objeto da Didática 13

Amelia Domingues de Castro

1.1 Didática e Ensino 20

1.2 O Campo da Didática 26

1.3 Pesquisa sobre Ensino 29

Capítulo 2 Didática e Cultura: O Ensino Comprometido com o Social e a Contemporaneidade 33

Sonia Teresinha de Sousa Penin

2.1 Introdução 33

2.1 História e contemporaneidade no ensino 34

2.2 A Didática e a Escola: O Projeto Pedagógico 38

2.2.1 A gestão da escola 40

2.3 A Didática e o Currículo: O Itinerário de Formação 41

2.4 A Didática e a Aula: Os Tempos e os Espaços Redefinidos 47

2.5 Conclusão 50

Bibliografia 51

Capítulo 3 A Didática como Iniciação: Uma Alternativa no Processo de Formação de Professores 53

Denice Barbara Catani

3.1 A Didática, as Autobiografias ou as Histórias de Vida Escolar e a Educação de Professores 62

Bibliografia 70

PARTE II A DIDÁTICA EM AÇÃO 73

Capítulo 4 A Disciplina: Uma Questão Crucial na Didática 75

Helena Coharik Chamlian

4.1 Introdução 75

4.2 A Disciplina e a Atividade Intelectual 77

4.3 A Disciplina e a Fomlação do Caráter 79

4.4 A Disciplina e as Motivações Interiores 81

4.5 O que as Pesquisas têm Demonstrado 84

4.6 A Sala de Aula e as Regras para seu Funcionamento 88

4.7 Considerações Finais 89

Bibliografia 92

Capítulo 5 O Papel do Professor na Sociedade Digital 95

Vani Moreira Kenski

5.1 O que é um Professor, Afinal? 95

5.2 Funções Estruturais da Ação Docente 96

5.2.1 O professor, agente da memória 97

5.2.2 O professor, agente de valores da sociedade 100

5.2.3 O professor, agente das inovações 103

Bibliografia 106

Capítulo 6 O Saber e o Saber Fazer dos Professores 107

Anna Maria Pessoa de Carvalho e Daniel Gil Perez

6.1 Os Saberes Conceituais e Metodológicos da Área Específica 108

6.2 Saberes Integradores 110

6.3 Saberes Pedagógicos 115

6.4 Um Exemplo: Atividade onde Discutimos Ciência, Tecnologia e Sociedade em uma Aula sobre Telescópio e onde Apresentamos os Saberes do Professor e o seu Saber Fazer 116

Referências Bibliográficas 121

Capítulo 7 Sala de Aula: Espaço de Construção do Conhecimento para o Aluno e de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional para o Professor 125

7.1 O que Diz a Pesquisa sobre a Sala de Aula enquanto Espaço de Aprendizagem e de Formação Intelectual do Aluno 126

7.1.1 O ensino e a aprendizagem segundo o modelo processo-produto , 126

7.1.2 A construção do conhecimento pelo aluno. O papel mediador do professor 128

7.1.3 As abordagens etnográficas 132

7.2 A Análise da Sala de Aula e o Aperfeiçoamento Profissional do Professor - Formando o Professor Reflexivo/lnvestigativo 136

Bibliografia 139

Capítulo 8 A Atividade de Ensino como Ação Formadora 14.1

Manoel Oriosvaldo de Moura

8.1 Organização do Ensino 145

8.2 A Didática e a Atenção Especial aos Múltiplos Fatores no Ensino de um Conteúdo , 147

8.3 A Didática e a Educação Matemática 150

8.4 A Identidade do Professor pelo que Ele Faz 152

8.5 A Atividade Orientadora de Ensino 154

8.5.1 Os sujeitos na atividade de ensino 156

8.5.2 O objeto da atividade 157

8.5.3 As ações e operações na atividade 158

8.5.4 A aprendizagem como resultado da atividade 160

Bibliografia 161

PARTE III A VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS 163

Capítulo 9 As Relações Pessoais na Escola e a Avaliação 165

Myriam Krasilchik

9.1 Introdução 165

9.2 O Aluno e a Avaliação 166

9.3 O Professor e a Avaliação 168

9.4 Funções de Avaliação 169

9.5 Como Avaliar 171

9.6 Comunicação dos Resultados 173

9.7 Como Aperfeiçoar a Avaliação 174

Bibliografia 175

Capítulo 10 Avaliação Escolar: Desafios e Perspectivas 177

Marli Eliza Dalmazo Afonso de André e Laurizete F. Passos

10.1 Diferentes Perspectivas de Análise da Avaliação 179

10.1.1 O processo de conhecimento e a avaliação - o enfoque epistemológico 180

10.1.2 Avaliação, aprendizagem e investigação didática - o enfoque psicopedagógico 182

10.1.3 Avaliação, escola e sociedade -o enfoque sociológico 183

10.2 A Cultura da Escola e a Nova Concepção de Avaliação na Lei de Diretrizes e Bases da Educação , 185

10.3 O Projeto Pedagógico como Suporte para Novas Formas de Avaliação 188

10.4 Da "Cultura da Repetência" à Progressão Continuada ou Repetir é Diferente de Progredir 190

10.5 Avaliação e Perda do Poder Docente 191

10.6 Instrumentos de Avaliação - O Melhor Instrumento: O Professor 193

Bibliografia 195


INSTITUCIONAL
Quem somos | Nossas Lojas | SunMarket | SunMarket Internacional | Casa da Boa Forma | BestBooks | Comprar Livros | Aulas Online | Teclivros livros técnicos
DÚVIDAS
FAQ | Compra Segura | Política de Privacidade
FORMAS DE PAGAMENTO
Cartões de Crédito, Boleto Bancário, Depósito em Conta e Transferencia Eletronica
CERTIFICADOS